pestalozziO programa Pestalozzi é o programa de desenvolvimento profissional do Conselho da Europa, destinado aos profissionais da Educação. Oferece um conjunto de atividades de formação, destinado a aumentar o conhecimento dos profissionais e melhorar as suas competências no que se refere às áreas consideradas prioritárias pelo Conselho da Europa no campo da educação: democracia, direitos humanos e o primado do direito e a compreensão intercultural.
O programa é gerido no âmbito da Direção da Educação e Línguas do Conselho da Europa e apoiado por uma rede de agentes de ligação nacionais nos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia. Cada estado signatário indica um agente de ligação nacional que é responsável para o Programa Pestalozzi a nível nacional, incluindo a seleção dos participantes.
As atividades de formação estão abertas a todos os profissionais da educação oriundos dos estados signatários da Convenção Cultural Europeia (50 países).
Os participantes nas atividades devem:
•    Estar abertos ao trabalho com colegas de outros contextos culturais;
•    Ter um interesse genuíno e a compreensão do papel da educação no processo de tornar os valores do Conselho da Europa significativos para os cidadãos de amanhã;
•    Ser capazes de trabalhar no idioma do curso em particular;
•    Estar desejosos de divulgar os resultados do trabalho realizado após o seu regresso ao seu próprio contexto profissional.

A página web do programa Pestalozzi proporciona toda a informação prática para futuros participantes, bem como a documentação e os recursos temáticos para o público profissional interessado: www.coe.int/pestalozzi

Seminários e workshops europeus:

Os Workshops europeus são realizados nos Estados signatários da Convenção Cultural Europeia, pelos quais são organizados.
As atividades proporcionam uma oportunidade para até 40 participantes para trabalhar em conjunto ao longo de um período de cerca de 4 dias sobre um tópico de interesse comum.