Podemos destacar a importância da prevenção, as possíveis causas do bullying e a relevância da figura do professor como garante do cumprimento das regras, no sentido de assegurar um sentimento de segurança e de proteção na sala de aula e fora desta.

Na prevenção do fenómeno do bullying assume grande relevância o treino de competências de comunicação junto de professores e alunos, o fomento da cooperação entre os alunos e as atividades destinadas à prevenção da violência. Outro tópico abordado foram as estratégias de intervenção que prometem maior sucesso quando já se verificam situações concretas de bullying. 

Tendo em conta as aprendizagens realizadas e os objetivos do programa Pestalozzi, está prevista a implementação de uma estratégia de atuação no nosso Agrupamento que visa, por um lado, aumentar a consciência de todos os elementos da comunidade escolar quanto ao fenómeno do bullying e as suas expressões e, a médio prazo, desenvolver uma estratégia concertada de prevenção e combate ao bullying. Entre outras está prevista a realização de um questionário aos alunos para estudar a dimensão do fenómeno e a realização de ações de sensibilização para docentes e assistentes operacionais relativamente ao conceito do bullying, sinais de alerta e possibilidades de atuação.