No dia 2 de abril, no âmbito da Semana de Educação, comemorou-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, com a participação entusiasta dos alunos do 1º e 2º Ciclos. Antecipadamente, para assinalar a data, foram realizadas nas turmas pequenas ações de sensibilização para esta perturbação que afeta tantas pessoas, essencialmente pessoas do género masculino, daí ser a cor azul associada a esta perturbação.

Para divulgação da efeméride foram realizados cartazes por alguns alunos e respetivas docentes de educação especial. Foram igualmente coloridos laços, pelas diferentes turmas, simbolizando o autismo.

No dia 2, foram colocados laços azuis no gradeamento do agrupamento e nas Escolas Básicas do 1º ciclo, foi realizado um mural no bar da EB2 Padre Franklin, com a frase “ Eu aceito uma pessoa com autismo”, representando uma “carta de compromisso” na qual os alunos assumiam o seu comprometimento ao colar um Post-it colorido com a sua assinatura e a respetiva turma.

Ao longo do dia os alunos demonstraram muito entusiasmo pela atividade e tomaram a iniciativa de usar um laço azul no pulso.

As dinamizadoras da atividade consideraram que os objetivos delineados para a atividade foram plenamente atingidos, nomeadamente promover o desenvolvimento integral dos alunos, fomentando e valorizando atitudes ativas, intervenientes, conscientes, responsáveis e respeitadoras, na melhoria dos comportamentos pessoais e sociais”

autismo 1 autismo 2