Os alunos das turmas 4ª e 4B da Escola Básica do 1.º Ciclo da Passagem receberam um prémio com os seus trabalhos sobre a reutilização de embalagens de vidro. O concurso  “O vidro de embalagem é a melhor opção!” foi promovido pela BA Vidros no âmbito da educação ambiental. O convite foi feito às escolas através do serviço pedagógico da referida empresa vidreira, que se encontra implantada no nosso concelho. O ponto de partida foi o reconhecimento do vidro como a melhor opção para a embalagem de produtos. Trata-se de um material natural, reutilizável, ecológico, inerte, transparente, 100% reciclável, que conserva os produtos durante muito tempo sem se alterarem, para além de resistir às mudanças de temperatura. Os alunos ficaram muito espantados ao descobrirem que o vidro pode durar cerca de 5 000 anos e já era utilizado no Antigo Egipto. Este concurso vem ao encontro de outras atividades realizadas em articulação com o Museu do Vidro na Marinha Grande.
Os trabalhos realizados pelos alunos foram “reutilizados” como prenda para o Dia da Mãe, cumprindo um dos objetivos do concurso, ou seja, a transformação da embalagem de vidro num novo objeto decorativo ou utilitário. Cada aluno trouxe de casa um frasco, um pote, um copo ou uma garrafa, de diferentes tamanhos, e elaboraram o seu projeto. Para o efeito tiveram de observar direta e atentamente as suas mães e responder, como trabalho de casa, às seguintes perguntas:
- O que é que a mãe gosta?
- O que é que a mãe precisa?
O resultado foram trabalhos bonitos, feitos à mão, práticos, num ambiente de diversão, com a orientação dos professores. Foram elaborados porta-velas, floreiras, vasos, suportes para a chaves, bomboneiras, porta-joias, mealheiros, frascos para perfumes, garrafas decorativas, frascos decorados com diferentes motivos, entre outros. Com base na informação trabalhada, cada aluno criou uma frase sobre o tema, para o concurso.
Tal como estava definido no regulamento, os trabalhos foram fotografados e essas imagens recolhidas, juntamente com as frases dos alunos, foram enviadas para o serviço pedagógico da BA Vidro. No final do processo de apreciação dos trabalhos submetidos, seis escolas foram selecionadas como vencedoras, entre as quais se encontra a Escola Básica do 1.º Ciclo da Passagem. Como prémio os alunos terão a oportunidade de visitar uma fábrica BA Vidro e ficar a conhecer de perto todo o processo de produção de vidro de embalagem.