O Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria engloba toda a área geográfica da vila, distribuindo-se pelos lugares que formam a divisão administrativa da freguesia de Vieira de Leiria. O Agrupamento recebe também alunos oriundos de outras zonas pedagógicas, particularmente do Concelho de Leiria e especificamente das freguesias de Carvide, Monte Real e Monte Redondo.

A Portaria n.º 791/75, de 31 de Dezembro, criou a Escola Preparatória, que entrou em funcionamento no ano letivo de 1975/76; em 1977, num processo de continuidade, a Portaria n.º 244/77, de 9 de Maio, criava a Escola Secundária, sucessora do antigo Colégio Beira-Mar e que continuou a funcionar nos anos letivos seguintes nas instalações do referido colégio.

A partir de 1984 passa a funcionar em novas instalações, criadas de raiz. Sob proposta do órgão de gestão e obtida a concordância da Câmara Municipal da Marinha Grande, toma a designação de Escola Secundária José Loureiro Botas, por decisão do Secretário de Estado da Administração Educativa publicada na II Série do Diário da República de 17 de Abril de 1997.

Com a adesão da Escola Secundária José Loureiro Botas ao anterior Agrupamento Vertical de Escolas de Vieira de Leiria, sediado na Escola Básica Padre Franklin, foi criado, a 13 de Junho de 2003, por Despacho do Secretário de Estado da Administração Educativa, e posteriormente homologado em 5 de Julho de 2003, o novo Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, cuja sede passa a ser a Escola Secundária José Loureiro Botas. Além destas duas escolas contíguas, fazem ainda parte do Agrupamento as escolas do 1º ciclo da Passagem, da Praia e António Vitorino de Vieira de Leiria e ainda os jardins de infância de Vieira de Leiria e da Praia.

O edifício escolar da Escola Secundária José Loureiro Botas é composto por dois blocos: o bloco de aulas e o bloco polivalente. O bloco de aulas é constituído por três pisos: rés-do-chão, 1º andar e 2º andar. O bloco Polivalente é composto por dois pisos: rés-do-chão e 1º andar. A Escola Secundária José Loureiro Botas e a Escola Padre Franklin utilizam o pavilhão gimno-desportivo e a Piscina Municipal localizados nas imediações das escolas e que servem igualmente a comunidade em geral.